Quer investir em imobiliário para ter um rendimento mensal estável e duradouro. então tem de aprender a pensar como um investidor imobiliário.
Neste video ensino como definir o investimento em função do seu objectivo. https://youtu.be/iXmTFDJ7TV0
Quem trabalha no ramo imobiliário sabe que cada vez mais surgem clientes que procuram imóveis numa perspectiva de investimento. Falo dos investidores que querem comprar para arrendar, seja para arrendamento de curta duração (agora em pausa), ou para o arrendamento tradicional.
Ao longo da minha carreira no imobiliário acompanhei muitos clientes e por isso sei que existem vários tipos de investidores, com necessidades e expectativas distintas em relação ao investimento. Assim recomendo aos clientes que, antes de começarem a procurar, determinem qual o objectivo do seu investimento.
E não! Ganhar dinheiro não serve como objectivo.
Existem 3 grandes questões que devem ser abordadas antes de decidir qual o tipo de produto que se melhor se adapta a si como investidor que deseja investir no imobiliário para arrendamento:
1. Rentabilidade – qual o valor das rendas previstas para um determinado imóvel, qual a taxa de ocupação do mesmo, médias de rotação de inquilinos, encargos com a manutenção, e claro impostos a pagar. No fundo, fazer contas e determinar quanto se vai receber de rendas, pagar de despesas e comparar com outros investimentos similares.
2. Valorização do imóvel – pense também na valorização (ou desvalorização) potencial do imóvel que por si poderá ser considerada como uma razão para o investimento imobiliário. Deverá procurar zonas com desenvolvimentos potenciais ou fortemente consolidadas de modo a ‘garantir’ uma valorização futura. Exemplos são a construção de um hospital ou universidade nas proximidades, ou a escassez de terrenos para construção como acontece no centro de Lisboa.
3. Liquidez do investimento – outra das questões relevantes na escolha do investimento imobiliário é a necessidade de liquidez do proprietário. Uma das limitações do investimento imobiliário é que, normalmente, tem pouca liquidez. Os imóveis com alta liquidez (leia-se que se vendem rápido sem perder dinheiro) são mais caros, e isso tem impacto direto nos parâmetros anteriores.
Muitos investidores acreditam que é possível encontrar imóveis optimizados para as 3 variáveis abordadas, e é! Mas também é muito raro!!!
Se quer mesmo investir pense naquilo que é mais importante para si, pois se vai ficar à espera do bom, bonito e barato é provável que nunca passe de um investidor potencial.