Quem compra casa (normalmente) recorre a crédito habitação e por isso indico o que deve ter em consideração quando vai solicitar um crédito.
- Preferencialmente 2 titulares
- Mantenha uma vida profissional estável
- Ter um histórico financeiro limpo
- Ter e manter saldo positivo
- Crédito mais fácil após os 25 anos
Agora os conselhos que vão facilitar o processo de crédito habitação e assegurar melhores condições e uma aprovação mais rápida.
1. Documentos
Reuna toda a documentação necessária para efetuar o pedido de aprovação do crédito. Ao enviar toda a documentação demonstra organização e determinação, características que são tidas em boa conta na análise de crédito.
Atualmente estes são os documentos necessários para efectuar uma análise de crédito habitação:
– Documento de identificação
– Declaração de IRS
– Nota de liquidação
– 3 Últimos recibos de vencimento
– Declaração da entidade patronal onde conste o vínculo contratual
– Extratos bancários dos últimos 3 meses
– Central de risco do banco de Portugal ( pode obter no site do banco de Portugal).
2. Fiador
Um fiador, ou vários se necessário, podem ser um empurrão importante para aprovar o Crédito Habitação com maior rapidez e em melhores condições.
O Fiador assume a responsabilidade de pagar as prestações quando o titular do empréstimo não o pode fazer, e isso é algo que o banco aprecia e muito. Seja familiar, amigo ou colega de trabalho, comece já a pensar que confia em si para o ajudar nesta fase tão importante da sua vida.
3. spread baixo
O spread é a margem do banco e vai ter implicações diretas no valor a pagar, e também no custo total do empréstimo. Mas, o mais importante a reter, é que esta margem não é fixa. Pode ser negociada e se não o conseguir fazer sozinho, pode sempre pedir outras propostas de financiamento e deixar os bancos lutarem pelo seu crédito.
4. Spread não é tudo
O spread é só uma das componentes que deve ter em consideração, quando analisar o custo de um crédito habitação. Verifique produtos adicionais, seguros, impostos, comissões de análise, custos de abertura de processo, taxas de avaliação, comissões de processamento, etc.
Uma maneira de comparar financiamentos, é comparar a TAEG Taxa Anual Efectiva Encargos Global, que inclui todos os mencionados.
5. A entrada inicial é importante
Se tiver capacidade para isso dê uma boa entrada. Isto vai reduzir o seu LTV – Loan to Value ou relação financiamento – garantia. Quanto menor for o LTV maior será a garantia do banco e maior a facilidade em lhe conceder um crédito.
6. A taxa de esforço
A taxa de esforço, é a relação entre os rendimentos do agregado familiar e os seus encargos fixos – já considerando o encargo mensal com a prestação do Crédito Habitação. idealmente esta tava deve ser 30-35% não devendo nunca ultrapassar os 40%
7. Taxa fixa vs. Taxa variável
A taxa fixa, vai manter-se constante durante todo o prazo do empréstimo, assim o que definir será o que vai pagar sempre. a taxa fixa costuma ser mais alta mas evita surpresas. A taxa variável muda de acordo com o indexante, normalmente a euribor a 6 meses e depende do mercado financeiro.
8. O prazo do empréstimo
A tendência natural é pedir o prazo mais longo pois isso reduz a prestação Mas não se esqueça que aumenta o custo total do empréstimo. deve ter estes 2 parâmetros presentes: quanto tempo mais vai ter que pagar o empréstimo, para reduzir 30, 40 ou 50 euros por mês. Quanto maior for o prazo, menor a prestação, mas: maior o custo total do empréstimo, uma vez que paga mais juros.
9. Vantagens de ser cliente antigo ou de protocolos
Informe-se se o banco lhe dá condições preferenciais por ser cliente antigo, ter contas familiares, ou de trabalhar numa empresa, que tem protocolo com o banco. Para os bancos, é importante manter os clientes, e por isso estão dispostos a abdicar da sua margem, eliminar custos ou dar outras condições especiais.
10. Crédito Habitação em vários bancos
Os bancos concorrem pelos clientes, e pelo crédito que atribuem. O crédito habitação é um dos produtos mais lucrativos para a banco, por isso não tenha medo de ir às compras em várias instituições de crédito.
+ trabalhe com intermediário crédito profissional.
se preferir veja o video https://youtu.be/NyApuWyzOQU