Descubra as diferenças entre o contrato em regime de exclusividade e contrato aberto, e ainda vou deixar uma super dica para os proprietários que querem assinar um contrato de exclusividade sem perder o controle da venda do seu imóvel.
Leia até ao fim para saber como assinar o contrato de exclusividade e ficar com o agente imobiliário na sua mão!!!
se prefere veja em video https://youtu.be/FY8s32k8iUo
Antes de mais é importante esclarecer que a única diferença entre um contrato aberto e um contrato em exclusividade é que no exclusivo, só existe uma agente a promover é divulgar o imóvel. Tudo o resto é igual!
E também muito importante referir no exclusivo, todos podem vender. O agente angariador define as regras de partilha e os outros agentes podem apresentar o imóvel aos seus clientes.
Vamos então às diferenças entre contrato aberto e exclusivo. Existem muitas mais, no entanto estas são as que entendo serem mais relevantes:
1- vários agentes vs 1 único agente
No contrato aberto terá que explicar a sua situação, condições e objectivos a vários agentes que podem ou não perceber, no exclusivo fala apenas com um interlocutor e pode entrar em mais detalhe, sem ter de se repetir vezes sem conta. Só tem de fazer um bom briefing e o seu representante vai comunicar com todos os outros agentes, ou compradores em seu nome. Escolha o agente com quem se identifica e nunca mais terá que aturar todos os outros!
2- promoção errática e difusa vs. plano de marketing personalizado e específico.
Em vez de ter o seu imóvel com áreas, características e até preços diferentes (algo que causa dúvidas nos compradores) com 1 agente terá os dados exatos e as fotos únicas do seu imóvel A chegarem ao interessado, aumentando o interesse e vontade de fechar o negócio.
3- Investimento básico vs investimento máximo com base num plano de marketing profissional.
os profissionais de imobiliário são pagos com base num “sucess fee”, ou seja, recebem se venderem. Se vários agentes estão a promover um imóvel em aberto, vão divulgar o imóvel com base nas ferramentas que têm contratadas e que não lhes criam custos adicionais. Por outro lado os agentes que trabalham em exclusivo sabem que se promoverem o imóvel de acordo com Um plano de marketing profissional têm uma grande probabilidade de vender, e assim investem em fotos profissionais, videos do imóvel, visitas 3D ou virtuais, Campanhas de marketing Digital patrocinado nas redes sociais, entre outros.
4- venda reactiva vs. venda pro-activa.
Pelas razões apontadas acima a venda em regime aberto é reactiva: o imóvel não é amplamente divulgado pois corre-se o risco de o comprador aparecer por outro dos Agentes a promover, então guarda-se o imóvel para os clientes que possam aparecer diretamente. No regime de exclusivo o agente quer divulgar o imóvel em todo lado e a todos os parceiros. Se houver venda por ele ou por intermédio de um parceiro, existe sempre remuneração e compensação pelo investimento.
5 buyer rules vs. seller rules
Em conclusão o contrato aberto privilegia o comprador. É ele quem detém o poder negocial e é para ele que os agentes trabalham pois é o comprador que vai determinar quem recebe a comissão. No exclusivo o comprador “não é relevante” pois o angariador é sempre pago independente de onde vem o comprador.
Dica: muitos proprietários não querem assinar um contrato de exclusividade pois têm medo de ficar presos ao contrato e o agente não fazer nada.
Para ultrapassar isto, e ficar com todos os benefícios do contrato exclusivo sem os riscos: exija um compromisso garantia! Algo que diga que o agente se compromete a fazer para divulgar o seu imóvel e penalizações se não o fizer.
Espero que esta informação tenha sido útil, caso tenha alguma dúvida entre em contacto connosco.