A resposta à pergunta “devo comprar ou vender primeiro?” é muito simples:
DEPENDE. Depende sempre da sua capacidade financeira.
Se preferir veja o video https://youtu.be/aI8mx1kh5NE
Se pode (consegue) comprar antes de vender a sua casa atual, então pode iniciar hoje mesmo a procura da sua nova casa, sem correr o risco de encontrar a casa ideal e ficar à espera de vender a sua. Neste caso a única coisa que deve ter em consideração é que ficará com despesas duplicadas: 2 rendas, 2 condomínios, 2 IMI, no fundo 2x tudo o que implica ter uma casa.
Se não consegue comprar sem vender primeiro, então é como a maior parte de nós.
O grande receio da maior parte dos meus clientes, é que eu lhes venda a casa e depois não encontram uma casa para viver. Será que essa também é a sua principal preocupação? Se sim, eu tenho a solução, chama-se condições de venda.
Quando vender a sua casa, vai definir com o comprador quais as condições de venda da mesma, nomeadamente em quanto tempo devem fazer a escritura de venda, e a entrega do imóvel. Se tem de encontrar uma casa para a sua família, deve negociar um prazo um pouco mais dilatado para escriturar. Acompanhado por um bom negociador este prazo pode ser de 5-6 meses ou até mais.
Vender a sua casa antes de procurar a próxima casa tem outras vantagens:
Mais seguro financeiramente, pois não implica ter 2 casas e os custos associados;
Não há necessidade de baixar o preço da sua casa, pois “já comprou outra e tem mesmo que vender”;
Sabe exatamente quanto dinheiro resultou da venda, e com isso faz um investimento mais esclarecido.
Terá dinheiro na mão para fechar a compra rápido, tornando-se um comprador mais interessante para quem vende.
Aumenta a sua capacidade negocial pois pode decidir mais rápido e com dinheiro na mão
Deixa as emoções de lado, pois a parte emocional da venda está ultrapassada, e quem não gosta de comprar? e ainda mais opções:
Existem instituições de crédito que facilitam o processo de troca de casa, mantendo ambas as propriedades (com hipoteca). Durante um período longo de tempo, o que permite vender sem precipitações. Apesar de existir esta solução, eu recomendaria cautela ao escolher esta solução. As responsabilidades estão lá na mesma, apenas estão adiadas, e a falsa sensação de controle, leva muitos proprietários a descurarem a venda profissional do imóvel até que se torne urgente.
Há muitos fatores a serem considerados ao decidir comprar ou vender primeiro. Embora não haja resposta certa ou errada aqui, o objetivo é garantir que você tenha expectativas realistas e um plano que funcione para si e para a sua família.
Para discutir vários cenários com base nas condições atuais do mercado e nas suas circunstâncias atuais únicas, ligue-me. É para isso que estou aqui!