Devo comprar ou vender primeiro?

A resposta à pergunta “devo comprar ou vender primeiro?” é muito simples:
DEPENDE. Depende sempre da sua capacidade financeira.

Se preferir veja o video https://youtu.be/aI8mx1kh5NE

Se pode (consegue) comprar antes de vender a sua casa atual, então pode iniciar hoje mesmo a procura da sua nova casa, sem correr o risco de encontrar a casa ideal e ficar à espera de vender a sua. Neste caso a única coisa que deve ter em consideração é que ficará com despesas duplicadas: 2 rendas, 2 condomínios, 2 IMI, no fundo 2x tudo o que implica ter uma casa.

Se não consegue comprar sem vender primeiro, então é como a maior parte de nós.

O grande receio da maior parte dos meus clientes, é que eu lhes venda a casa e depois não encontram uma casa para viver. Será que essa também é a sua principal preocupação? Se sim, eu tenho a solução, chama-se condições de venda.

Quando vender a sua casa, vai definir com o comprador quais as condições de venda da mesma, nomeadamente em quanto tempo devem fazer a escritura de venda, e a entrega do imóvel. Se tem de encontrar uma casa para a sua família, deve negociar um prazo um pouco mais dilatado para escriturar. Acompanhado por um bom negociador este prazo pode ser de 5-6 meses ou até mais.

Vender a sua casa antes de procurar a próxima casa tem outras vantagens:

Mais seguro financeiramente, pois não implica ter 2 casas e os custos associados;

Não há necessidade de baixar o preço da sua casa, pois “já comprou outra e tem mesmo que vender”;

Sabe exatamente quanto dinheiro resultou da venda, e com isso faz um investimento mais esclarecido.

Terá dinheiro na mão para fechar a compra rápido, tornando-se um comprador mais interessante para quem vende.

Aumenta a sua capacidade negocial pois pode decidir mais rápido e com dinheiro na mão

Deixa as emoções de lado, pois a parte emocional da venda está ultrapassada, e quem não gosta de comprar? e ainda mais opções:

Existem instituições de crédito que facilitam o processo de troca de casa, mantendo ambas as propriedades (com hipoteca). Durante um período longo de tempo, o que permite vender sem precipitações. Apesar de existir esta solução, eu recomendaria cautela ao escolher esta solução. As responsabilidades estão lá na mesma, apenas estão adiadas, e a falsa sensação de controle, leva muitos proprietários a descurarem a venda profissional do imóvel até que se torne urgente.

Há muitos fatores a serem considerados ao decidir comprar ou vender primeiro. Embora não haja resposta certa ou errada aqui, o objetivo é garantir que você tenha expectativas realistas e um plano que funcione para si e para a sua família.

Para discutir vários cenários com base nas condições atuais do mercado e nas suas circunstâncias atuais únicas, ligue-me. É para isso que estou aqui!

Deixe um comentário

se achou interessante, partilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Placa de Imóvel vendido

O processo de venda implica um profundo conhecimento do mercado, definição de preço de venda, preparação e divulgação do imóvel e claro acompanhamento de interessados e negociação de condições. Estamos aqui para vos ajudar.

Vamos entrar em contacto de acordo com a sua preferência.

Chave na mão em frente a imóveis para venda

Receba as nossas dicas e truques sobre o mercado imobiliário, e também a newsletter que preparamos mensalmente, com noticias do setor, os nossos “pratos do dia” que é como quem diz as melhores ofertas imobiliárias, apenas para os clientes mais próximos.

Ao submeter o formulário está a concordar com a nossa política de privacidade 

Imóveis de madeira empilhados, em cores diferentes para pássaros

Vamos enviar-lhe um relatório com indicação do preço médio de venda nos últimos 12 a 24 meses na área indicada. Para uma estimativa do valor comercial do seu imóvel deve solicitar uma visita de um dos nossos especialistas de angariação.

Vamos entrar em contacto de acordo com a sua preferência.

Reunião com consultor imobiliário

Encontrar a melhor instituição para se financiar pode ser complicado, depois tem de escolher o tipo de taxa, comparar margens, custos de processos e mil e uma outras coisas. Fale com um intermediário de crédito e receba as melhores propostas para o seu caso.

Ao submeter o formulário está a autorizar que a informação constante no mesmo seja enviada à Sold Finance, Lda – Intermediário de Crédito Registado no Banco de Portugal nº 0002857

Vamos entrar em contacto de acordo com a sua preferência.

casal visita a imóvel para venda

O processo de compra pode ser complexo e desgastante, conte com o apoio da nossa equipa de profissionais que os vão ajudar com a pesquisa e seleção, visitas e negociação, e tudo o mais que possa necessitar.

Vamos entrar em contacto de acordo com a sua preferência.

Reunião com consultor imobiliário

Estamos preparados para responder a todas as perguntas sobre o processo de compra ou venda do seu imóvel. 


Vamos entrar em contacto de acordo com a sua preferência.