Existe algum valor normal para dar de sinal num Contrato Promessa de Compra e Venda (CPCV)?

Começo por dizer que não pretendo prestar qualquer aconselhamento jurídico, esta é apenas a minha opinião pessoal que representa a minha experiência sobre aquilo que é habitual e praticado no mercado imobiliário. Todos os contratos promessa (CPCV) devem ser feitos por juristas e o aconselhamento jurídico deverá também ser prestado exclusivamente por juristas.

Se preferir veja o video: https://youtu.be/nW_P6wemYJA

Voltando ao tema: Esta é uma questão colocada por muitos clientes compradores e vendedores e não tem uma resposta simples: a resposta terá de ser SIM e NÃO!

SIM porque existe de facto um hábito e tradição de entregar 10% do valor de compra no CPCV. Este é o valor que as partes habitualmente aceitam como razoável tornou-se assim o valor “normal” de referência a ser entregue na formalização da transação imobiliária.

NÃO porque o CPCV é um fato à medida, que descreve o negócio e as condições acordadas. A grande maioria das cláusulas podem ser ajustadas e o montante entregue a título de sinal e principio de pagamento é uma delas.

Como já vi acontecer um pouco de tudo em negócios imobiliários (CPCV) deixo os seguintes alertas:

ALERTA para Vendedores. Por muito que lhe pareça interessante, e independente da estória que lhe contem, não aceite fazer CPCV sem sinal, ou com um sinal de 500€/1000€. Está a “prender” o seu imóvel a troco de nada ou quase nada, e podem mesmo passar-se meses até que um contrato assinado seja anulado e possa continuar com o seu objetivo de venda do imóvel. 

ALERTA para Compradores. Se estiver a assinar um CPCV sem intermédio de uma mediadora, exija sempre que as assinaturas sejam reconhecidas por um advogado ou notário que irá rever a documentação do imóvel. Existe a possibilidade de fazer os registos provisórios de aquisição para assegurar que os seus direitos ficam lavrados na certidão predial (consulte um advogado ou solicitador para lhe explicar o que são os registos provisórios).

Sempre que utiliza uma mediadora imobiliária está salvaguardado. Os profissionais trabalham sempre com juristas que verificam a legitimidade dos negócios e além disso são obrigados a ter um seguro de responsabilidade civil que o protege em caso de negligência.

Espero que os meu conselhos o ajudem. Vamos conversar?

Deixe um comentário

se achou interessante, partilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Placa de Imóvel vendido

O processo de venda implica um profundo conhecimento do mercado, definição de preço de venda, preparação e divulgação do imóvel e claro acompanhamento de interessados e negociação de condições. Estamos aqui para vos ajudar.

Vamos entrar em contacto de acordo com a sua preferência.

Chave na mão em frente a imóveis para venda

Receba as nossas dicas e truques sobre o mercado imobiliário, e também a newsletter que preparamos mensalmente, com noticias do setor, os nossos “pratos do dia” que é como quem diz as melhores ofertas imobiliárias, apenas para os clientes mais próximos.

Ao submeter o formulário está a concordar com a nossa política de privacidade 

Imóveis de madeira empilhados, em cores diferentes para pássaros

Vamos enviar-lhe um relatório com indicação do preço médio de venda nos últimos 12 a 24 meses na área indicada. Para uma estimativa do valor comercial do seu imóvel deve solicitar uma visita de um dos nossos especialistas de angariação.

Vamos entrar em contacto de acordo com a sua preferência.

Reunião com consultor imobiliário

Encontrar a melhor instituição para se financiar pode ser complicado, depois tem de escolher o tipo de taxa, comparar margens, custos de processos e mil e uma outras coisas. Fale com um intermediário de crédito e receba as melhores propostas para o seu caso.

Ao submeter o formulário está a autorizar que a informação constante no mesmo seja enviada à Sold Finance, Lda – Intermediário de Crédito Registado no Banco de Portugal nº 0002857

Vamos entrar em contacto de acordo com a sua preferência.

casal visita a imóvel para venda

O processo de compra pode ser complexo e desgastante, conte com o apoio da nossa equipa de profissionais que os vão ajudar com a pesquisa e seleção, visitas e negociação, e tudo o mais que possa necessitar.

Vamos entrar em contacto de acordo com a sua preferência.

Reunião com consultor imobiliário

Estamos preparados para responder a todas as perguntas sobre o processo de compra ou venda do seu imóvel. 


Vamos entrar em contacto de acordo com a sua preferência.