A partilha de negócio imobiliário é uma prática comercial, importada dos EUA e que ganhou protagonismo em portugal, com a chegada do franchising remax em 2000 em conjunto com outro conceito amplamente falado mas muitas vezes mal explicado, que é o de Angariação exclusiva.
Veja o video: https://youtu.be/cRLR_0nurF0
Quando um agente imobiliário diz que trabalha em partilha, o que está a dizer é que está disponível, para aceitar clientes de outros profissionais e dividir (partilhar) a comissão recebida, em caso do negócio ser concluído.
O agente angariador, acompanha o cliente proprietário e o agente comprador, acompanha o interessado no imóvel. Dividem as responsabilidades e também a comissão paga pelo proprietário, nos termos previamente acordados.
Duas notas finais:
1- É mesmo importante que o agente angariador trabalhe em partilha pois isto vai aumentar muito exposição e divulgação do imóvel.
Quantos mais profissionais souberem da angariação, mais clientes vão saber da mesma e melhores serão as probabilidades do imóvel se vender rápido e por um bom preço.
2- Só é possível partilhar imóveis angariados em exclusivo.
Só quem tem comissão garantida em caso de venda, pode assegurar a partilha e o único sistema que garante comissão, é a angariação em exclusivo. Querer partilhar uma angariação em aberto, é como partilhar um lugar de estacionamento na rua, não pode partilhar algo que não é seu. E quem chegar primeiro usufrui.