Onde posso encontrar a licença de utilização do imóvel? Ou pedir nova

Quem está a pensar vender um imóvel tem de reunir alguns documentos essenciais, como a licença de utilização, para que tudo corra bem e possa fazer um cpcv ou escritura sem complicações.

Se preferir veja o video: https://youtu.be/2aPWa5CUODk

Um dos documentos mais importante é a Licença de utilização (LU), e apesar de ser mesmo importante muitas pessoas simplesmente assumem, que o imóvel tem tudo em ordem e não sabem onde encontrar a bendita LU.

A Licença de utilização é consequência do RGEU


– Regime geral de Edificações Urbanas de 1951 que definiu a necessidade de projetos técnicos, com áreas mínimas por divisão, obrigatoriedade de instalações sanitárias entre outras regras que para nós, já são habituais, mas na altura foram inovadoras. E para garantir que o RGEU era implementado criou as vistorias efetuadas pelas autarquias que ficaram com competências no processo.

Existem licenças para habitação, comercio ou serviços e depois existem as LU’s especificas para farmácias, restauração e hospitais entre muitas outras, como sempre vou focar-me na habitação que é a minha área de especialização.

Quem está vender a casa precisa da LU para a incluir no cpcv e claro para efetuar a escritura, mas antes disso terá de, provavelmente, de facultar uma cópia ao comprador para que este consiga obter o financiamento.

No arrendamento também é obrigatório a apresentação da licença para celebrar o contrato de arrendamento, e alguns programas, como o porta 65 ou o renda acessível obrigam também à apresentação da LU correspondente. 

A LU (licença de utilização) é um documento emitido pela CM


e se não encontra o papel vou dar-lhe algumas dicas:

1– se tem uma cópia da LU não é valida, tem de ter o documento original, e pode solicitar a uma cópia autenticada na CM onde o imóvel está. Normalmente o prazo de emissão são 10 dias, mas tenha cautela que os serviços camarários estão com muito atraso (por causado covil) e podem demorar até 30 dias para disponibilizar o documento. 

Pode pedir presencialmente ou online e o custo varia de câmara para câmara, e ronda os 10€.

2– Se tiver o original da escritura de compra do imóvel onde é mencionada a LU, pode utilizar esse documento como substituto da licença. Os notários aceitam como documento válido. Também pode pedir uma cópia autenticada da escritura no notário onde foi feita a escritura e fica com o problema resolvido. O custo é por página e conte com 30-40€, mas pode ter o problema resolvido em 2-3 dias.

3– Outra possibilidade é de a LU estar averbada na certidão permanente que é emitida pela conservatória, e se for esse o caso então não precisa de se preocupar pois esse é outro dos documentos indispensáveis para vender ou comprar uma casa.

Se a casa está em construção terá que esperar pela vistoria da CM para que a mesma seja emitida, pode fazer um cpcv com o alvará de construção, mas aconselhe-se sempre com um jurista antes de dar este passo.

Se a casa está construída, mas não tem LU, tem 2 hipóteses: ou tem uma certidão na CM em como o imóvel é anterior a 1951 e está dispensado da mesma, ou se não for o caso inicia o processo de pedido de LU junto da CM respetiva, que implica projetos, vistorias, e muitas outras burocracias e tempo!!!

Deixe um comentário

se achou interessante, partilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Placa de Imóvel vendido

O processo de venda implica um profundo conhecimento do mercado, definição de preço de venda, preparação e divulgação do imóvel e claro acompanhamento de interessados e negociação de condições. Estamos aqui para vos ajudar.

Vamos entrar em contacto de acordo com a sua preferência.

Chave na mão em frente a imóveis para venda

Receba as nossas dicas e truques sobre o mercado imobiliário, e também a newsletter que preparamos mensalmente, com noticias do setor, os nossos “pratos do dia” que é como quem diz as melhores ofertas imobiliárias, apenas para os clientes mais próximos.

Ao submeter o formulário está a concordar com a nossa política de privacidade 

Imóveis de madeira empilhados, em cores diferentes para pássaros

Vamos enviar-lhe um relatório com indicação do preço médio de venda nos últimos 12 a 24 meses na área indicada. Para uma estimativa do valor comercial do seu imóvel deve solicitar uma visita de um dos nossos especialistas de angariação.

Vamos entrar em contacto de acordo com a sua preferência.

Reunião com consultor imobiliário

Encontrar a melhor instituição para se financiar pode ser complicado, depois tem de escolher o tipo de taxa, comparar margens, custos de processos e mil e uma outras coisas. Fale com um intermediário de crédito e receba as melhores propostas para o seu caso.

Ao submeter o formulário está a autorizar que a informação constante no mesmo seja enviada à Sold Finance, Lda – Intermediário de Crédito Registado no Banco de Portugal nº 0002857

Vamos entrar em contacto de acordo com a sua preferência.

casal visita a imóvel para venda

O processo de compra pode ser complexo e desgastante, conte com o apoio da nossa equipa de profissionais que os vão ajudar com a pesquisa e seleção, visitas e negociação, e tudo o mais que possa necessitar.

Vamos entrar em contacto de acordo com a sua preferência.

Reunião com consultor imobiliário

Estamos preparados para responder a todas as perguntas sobre o processo de compra ou venda do seu imóvel. 


Vamos entrar em contacto de acordo com a sua preferência.