Será que preciso mesmo de um agente imobiliário para vender a minha casa?

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Com a facilidade com que hoje se consegue colocar um anuncio num portal de imóveis, faz sentido contratar um agente imobiliário para vender um imóvel?  A tentação de vender sozinho e poupar uma comissão de venda leva muito proprietários a tentar a sua sorte sem acompanhamento profissional.

Se preferir veja em video: https://youtu.be/aqBk-HSBz98

Os números são claros, mais de 70% dos proprietários que começam a vender sozinhos, acabam por contratar um agente após 4-6 semanas e estes são alguns dos motivos:

1. Definir o correto valor de mercado

Não interessa por quanto comprou, quanto deve ao banco ou qual o preço da nova casa que pretende comprar. A sua casa não vale mais ou menos por causa dos seu planos, sonhos ou expectativas, e isso é provavelmente a coisa mais difícil de aceitar quando decide vender a sua casa. Um agente imobiliário pode ajudar pois conhece o bairro, o concelho e principalmente conhece o mercado de preços comparáveis. Não chega procurar nos portais por casas à venda, ou acreditar no valor de venda que o vizinho apregoa. É preciso saber os verdadeiros valores de venda, histórico de vendas e muito importante a tendência de mercado.

Todos estes fatores contribuem para garantir que o preço da sua casa é suficientemente alto para não sair prejudicado, mas não tão alto que vai afastar os interessados. A decisão é sempre sua mas ouvir os conselhos e experiência de quem tem acesso aos dados vai assegurar que a sua casa se vende pelo melhor preço possível.

2. Um profissional a tempo inteiro

Os agentes trabalham a tempo inteiro para criar uma ligação entre compradores com vendedores. Os agentes têm acesso facilitado a todos os imóveis que estão no mercado e sabem o que é necessário para concluir o negócio, atendem os telefonemas de interessados, ou dos seus representantes, respondem a perguntas e agendam visitas ao imóvel.

É um facto que os compradores vão procurar alternativas se não atender o telefone ou não devolver a chamada, também é uma realidade que os compradores muitas vezes não vão aparecer, mesmo depois de terem re-confirmado a visita no próprio dia.

Um agente vai focar-se em divulgar o seu imóvel para o segmento apropriado, junto do público mas principalmente no na sua rede profissional. Quanto maior for a rede profissional do agente, mais clientes serão informados do seu imóvel, contribuindo para +visitas, +ofertas e  +dinheiro no seu bolso

3. Negociar pode ser complicado

Todos acham que são fantásticos a negociar até que… e aqui pode completar a frase com vários exemplos. Na vida real os compradores e vendedores nem sempre são pessoas razoáveis e de fácil trato e muita coisa pode fazer explodir uma negociação e transformar uma oportunidade de negócio num impasse ou ruptura irremediável.

O processo de negociação é essencialmente emocional e ninguém gosta que apontem falhas na sua casa, mesmo que essas falhas sejam evidentes. A função do agente é atingir um acordo entre as partes, e isso implica suavizar a comunicação e servir de esponja para tudo o que possa prejudicar o mesmo. O agente imobiliário conduz uma negociação mais pragmática e não se sente ofendido com ofertas baixas, comentários negativos ou perguntas agressivas.

E não tem qualquer problema em voltar atrás para aceitar uma proposta que antes era inaceitável…se isso for necessário para fechar o negócio. A realidade é que o agente é um profissional da negociação, e aqui a experiência conta e muito. Um agente experiente negoceia condições regularmente e está familiarizado com os termos e prazos que deve garantir para o proteger.

4. Nem todos podem economizar dinheiro

Muitas pessoas evitam usar um agente para poupar dinheiro, e isso é um erro. É natural que se tentar vender sozinho defina o preço com base no que vê em venda à sua volta, e pensa que assim pode ganhar mais dinheiro pois poupa a comissão. Até aqui tudo certo. Acontece que quem está a comprar também acha que pode obter um desconto maior pois o proprietário não precisa de pagar comissões, e por isso as ofertas são muito mais baixas. E como tem menos capacidade de atrair clientes, demora mais tempo a vender e aceita qualquer oferta que lhe apareça. Em ultima análise o vendedor acaba muitas vezes por descontar o valor da comissão, ou até mais e ter de fazer todo o trabalho.

Comecei com números e termino com números: Um estudo de 2017 do site thebalance.com revelou que as vendas feitas diretamente pelos proprietários resultam em cerca de 30% menos para seus proprietários do que propriedades listadas por agentes. 

Vender com um agente é mais cómodo, rápido, seguro e resulta em mais dinheiro no seu bolso.

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