Vender a casa no pós-covid

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Com o fim do confinamento a vida tende a normalizar e muitos proprietários, pensam já em voltar a colocar a casa para venda. No entanto, é importante perceber que o mercado mudou e por isso, deixo algumas sugestões para vender a casa no pós-covid.

Se preferir veja o video: https://youtu.be/60ezjDaLFz8

 #1 Proteja a si e aos outros

Apesar de estarmos a caminhar para o controle da pandemia, o vírus ainda está por ai e existem muitas pessoas que podem ser contagiadas se expostas. Assim todo o cuidado é pouco quando se prepara para receber visitas no seu imóvel.

  • Seja cuidadoso com a ventilação e limpeza dos espaços.
  • Todas as superfícies devem ser desinfectadas antes e depois da visita com especial destaque para portas, maçanetas e corrimãos.
  • Tenha disponível álcool-gel e capas protectoras para os sapatos dos visitantes
  • Evite aglomerados dentro do imóvel e mantenha a distancia de segurança. Caso seja adequado separe os grupos de visitantes e deixe um tempo para desinfecção entre visitas.

 #2 Identifique o perfil do comprador

quer goste ou não a sua casa, quando vai para o mercado, deixa de ser o seu lar para passar a ser um produto. E esse produto não é para qualquer um.

Pergunte-se qual é o cliente tipo que compraria a sua casa? Onde mora actualmente? qual a sua profissão? Onde anda e o que vê? Só determinando quem é o cliente potencial pode adequar a comunicação e definir os meios a utilizar para lá chegar.

Não se esqueça que é diferente vender uma moradia ou um apartamento. Uma casa de férias ou um imóvel para investimento. E para cada destes perfis de comprador deve adequar a sua comunicação.

 #3 Defina um preço de venda adequado

Não me canso de referir a importância do preço na venda da casa. se colocar um preço demasiado baixo perde dinheiro, se for demasiado alto afasta os verdadeiros interessados e por isso é tão importante colocar um preço justo para vendedor e comprador.

De uma forma mais simplista pode-se dizer que o preço depende de 3 variáveis: A localização, as características e o estado do mercado.

O mercado, seja ele neutro, de compradores ou vendedor, é determinado pela relação de oferta e procura, e tem repercussões diretas no preço das casas. Atualmente (março 2021) estamos num mercado neutro (estável) com uma ligeira tendência para redução de preços em algumas zonas. Existe alguma incerteza económica que está a condicionar as decisões de compra, mas ainda não teve um impacto significativo nos preços de venda.

A variável localização é provavelmente a mais relevante, pois a mesma casa em diferentes locais tem seguramente diferentes valorizações, assim é crucial que compare a sua casa com outras em locais próximos ou semelhantes com equidade sócio-económica. Da mesma forma deve procurar comprar casa com antiguidade, equipamentos, área, e acabamentos similares para que estejam a ser avaliadas as mesmas características.

 #4 Marketing Online TOP!!!

Seja pela necessidade de manter ou distanciamento, ou receio de contágio, a verdade é que os compradores estão mais exigentes com as casas que visitam e cada vez mais o fazem após verem as casas online e as conhecerem muito bem virtualmente.

Tornou-se indispensável trabalhar o marketing online com mais e melhores ferramentas. Já não chegam as fotografias tiradas a correr com um telemóvel e que se colocavam de qualquer maneira nos portais imobiliários.

Marketing imobiliário online recomendado para uma venda rápida e pelo melhor valor:

  • Fotos profissionais incluindo imagens 360,
  • Home ou Virtual staging
  • Tour 3D com visitas virtuais,
  • Video do imóvel e do bairro ou arredores

 #5 Contrate um profissional

Além de poderem com muita facilidade ajudar com os pontos acima identificados, pois dispõem das ferramentas e conhecimentos para lidar com a situação atual os profissionais trazem outros benefícios:

+Mais e melhores Clientes que chegam através dos canais de promoção profissionais detidos pelas marcas a que estão associados ou através do sistema de partilha com parceiros e que representa a maioria dos negócios imobiliários.

+Acrescida capacidade de negociação decorrente do distanciamento emocional em relação ao imóvel, e da confiança e imparcialidade transmitida às partes.

+Maior capacidade e conhecimento no acompanhamento do processo, tanto no lado do comprador como do lado do vendedor, trabalhando com profissionais qualificados que intervêm em cada uma das etapas

+Experiência e recursos para aconselhar ou lidar com os muitos imprevistos que surgem durante um processo de venda de casa.

Espero que os meus conselhos o ajudem. Vamos conversar?

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